Os 5 Melhores Exercícios após gravidez

Após o parto, atividades físicas podem ser retomadas em casa. Confira alguns:

Exercícios após parto precisam da autorização de médico

Engana-se quem pensa que as gestantes não podem praticar exercícios físicos. Muito pelo contrário! A rotina de exercícios regulares pode ocorre antes, durante e também, é claro, depois do parto. A prática de atividade, no entanto, deve obedecer o tempo determinado por um médico. Professores de educação física apontam que, se o médico liberar, a mãe pode voltar a fazer exercícios entre 40 e 60 dias após o nascimento do bebê.

Recomenda-se a atividade física para evitar o diabetes, a hipertensão e para controlar a obesidade após o parto e proteger-se das dores no corpo. Sem falar, é claro, que os exercícios oferecem uma disposição maior para a mamãe conseguir lidar com essa nova fase. Movimentar-se depois do parto significa recompor os músculos e tonificar o corpo. Alguns exercícios, como os pélvicos e os abdominais, são recomendados ainda durante a gravidez.

Antes de sair malhando, é importante saber que a recuperação do parto é lenta. Os primeiros dez dias, geralmente, são voltados à adaptação com o bebê. Não dá para malhar nesse período, principalmente para as mulheres que fizeram cesariana. As atividades leves podem ser retomadas a partir de um mês após o parto. Entre os 60 e 90 dias, a mulher já está fisicamente preparada para retomar a rotina de treinos. Veja, a seguir, uma lista com possíveis exercícios:

1 Tonificar o abdômen:

exercicios-para-mama-03

Se a mulher passou por um parto normal, ela trabalhar os músculos da barriga uns dez dias após voltar para casa. Sob orientação médica, é claro. Em intensidade leve, o abdominal é eficiente. Deite-se com as costas apoiada no chão e dobre os joelhos. Deixe as mãos na nuca e flexione o tronco. Tire apenas os ombros do solo. Ajuste os movimentos com a respiração. Por dia, é possível fazer três séries de 15 abdominais. A mulher que teve parto cesáreo não pode fazer abdominal tão cedo.

2 Trabalhar a região pélvica:

exercicios-para-mama-06

Nos primeiros dias após o parto, já dá para tonificar a musculatura do períneo (vagina e ânus). Em se tratando de parto normal, é claro. Para reposicionar os órgãos dessa região e prevenir possíveis incontinências urinárias, a recomendação é usar uma bola dessas bem grandes e sentar-se, com as pernas abertas, sobre elas. Ao mesmo tempo, faz-se o movimento de suspender o útero e fechar o bumbum, como se estivesse segurando o xixi.

3 Postura no lugar:

exercicios-para-mama-05

Também denominada prancha abdominal, esse exercício consiste em ficar de barriga para baixo, em suspensão, e deixar os antebraços e a ponta dos pés apoiados no chão. As mãos devem ficar para frente. O corpo precisa estar paralelo ao chão e o bumbum não precisa ficar empinado. Enquanto faz o exercício, aproveite para deixar o bebê a sua frente.

4 Retomar movimentos com caminhadas:

exercicios-para-mama-04

Caminhar pode ser uma boa opção para quem acabou de ter um bebê. Em casa, é possível usar a esteira ou, quando o bebê estiver um pouco maior, usar o carrinho de bebê. Mas escolha horários adequados: antes das 9 da manhã.

5 Agachar e levantar-se com o bebê:

exercicios-para-mama-02

Com os bebês maiores de seis meses, fica mais fácil de fazer. Faça o agachamento na frente do espelho. Com um dos braços, apoie o bumbum do pequeno. Com o outro, segure-o pelo peito. Com os joelhos flexionados, suba e desça. Os bebês irão rir muito e adorar. E você também! Após dez repetições, é possível trocar a posição dos braços. Essa atividade fortalecerá pernas e braços e duas séries por dia é o suficiente!

loading...

About admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*