FreeDigitalPhotos.net by imagerymajestic
FreeDigitalPhotos.net by imagerymajestic

Introdução de alimentos (sólidos)

 As informações e conselhos que aqui apresentamos devem servir apenas para ter alguma orientação e noção de como se processa na maioria dos casos. Aconselhe-se sempre com o pediatra ou médico assistente. 

A introdução de alimentos sólidos deve ser feita de forma gradual a partir dos 4 meses de idade. Antes dessa idade não é aconselhável outro tipo de alimentação que não o leite- materno ou artificial, pois o aparelho digestivo é ainda imaturo e poderá trazer alguns problemas a nível de intolerância e/ou alergias alimentares.

Os alimentos devem ser introduzidos separadamente, e durante no mínimo 3 dias até se introduzir um novo alimento. Desta forma torna-se mais fácil perceber se há algum tipo de alergia ou intolerância ao alimento introduzido.

www.freedigitalphotos.net

www.freedigitalphotos.net

Uma das dúvidas que surge aquando da introdução de alimentos a partir dos 4 meses, é o que introduzir primeiro: papa ou sopa. Basta fazer uma pesquisa rápida para perceber que as opiniões variam muito, até mesmo de pediatra para pediatra.

Do ponto de vista da “habituação” por parte do bebé e  do seu imaturo sistema digestivo, aconselha-se que se introduza primeiro as papas  Mas porque motivo? As papas são feitas à base de leite, o que ajuda a que o sistema digestivo do bebé se “habitue” mais facilmente aos novos alimentos. O mesmo acontece em relação ao aceitamento por parte da criança. Como o sabor é idêntico ao leite, o bebé irá aceitar mais facilmente.

A adaptação é feita normalmente da seguinte forma: Introdução da papa (ou sopa) ao almoço durante 2 a 3 semanas. Passado este tempo é introduzida a sopa (ou papa, no caso de ter iniciado com a sopa) ao almoço. A sopa destina-se ao almoço e a papa ao lanche. Após 1 a 3 semanas introduz-se a fruta – de preferência a seguir à sopa.

Aos 6/7 meses é introduzida a carne. Passadas 1 a 2 semanas pode optar-se por dar a sopa ao almoço e jantar (e fruta) e a papa ao lanche.

A introdução do peixe é feita a partir dos 7/8 meses (alguns pediatras recomendam a partir dos 9 meses), assim como os iogurtes naturais e a bolacha tipo maria.

Veja também os alimentos permitidos por idade.

loading...

About Mãe

Mãe de um Filho (após passar por alguns tratamentos de fertilidade). Tenho tentado superar todas as fases da maternidade com tranquilidade e procurando sempre tirar todas as duvidas que surgem e aprender um pouco mais.

One comment

  1. A OMS recomenda que a introdução de alimentos seja feito a partir dos 6 meses. Muitos pais costumam oferecer antes por acreditarem que o bebê já sente vontade. Mas não é vontade, é curiosidade.

    http://www.conselhosdacegonha.com.br/nao-e-vontade-e-curiosidade/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*