FreeDigitalPhotos.net by winnond
FreeDigitalPhotos.net by winnond

Os primeiros sinais de gravidez poderão aparecer por volta da segunda semana após a concepção, mas algumas mulheres só experimentam sinais de gravidez muito mais tarde.
Para além da ausência de menstruação (que  é o sinal mais indicativo de uma possível gravidez), existem tantos outros sinais que deve ter em atenção.

Os sinais mais frequentes são os seguintes:

  • Cólicas/dor abdominal

    Estas cólicas podem ser facilmente confundidas com as cólicas pré menstruais. No entanto, a sua persistência associada à ausência de menstruação podem ser um indicador de gravidez.

  • Peito dorido e/ou Inchado

    Com a gravidez a mulher fica com o peito mais sensível e dorido. Outro sinal associado á gravidez é o escurecimento do mamilo e aureola do peito.

  • Cansaço/Sono

    A sensação súbita de cansaço e sono excessivo é um dos sinais mais frequentes na gravidez, principalmente numa fase inicial.

  • Náuseas e enjoos matinais

    Este é dos mais desconfortáveis sinais associados à gravidez. Os enjoos pode sem matinais (ao acordar) ou podem estar associados a situações que antes não causavam qualquer desconforto, como por exemplo: lavar os dentes, determinado cheiro e sabor etc

  • Dores lombares

    Este é outro dos sintomas muito frequentes: as “dores no fundo das costas”.

  • Vontade de urinar com mais frequência

    Com a gravidez as idas ao WC tornam-se muito mais frequentes, principalmente durante a noite.

  • Dores de cabeça

    As dores de cabeça no inicio da gravidez estão associadas às mudanças hormonais que ocorrem no organismo da mulher e tendem a desaparecer.

Se desconfia que está grávida, não hesite em fazer um teste de gravidez e contactar o seu médico assistente.