Viajar em Família – Conselhos

A APSI (associação para a promoção da segurança infantil) aconselha os seguintes cuidados para quem vai viajar em família!

– Todos os passageiros (crianças e adultos) devem utilizar o cinto de segurança bem colocado e sem folgas, em todas as viagens. As crianças até terem, pelo menos, 1,35m de altura, devem usar também uma cadeirinha adequada à sua idade, tamanho e peso, bem instalada no automóvel.

– Acondicione bem as bagagens pois, em caso de acidente, os objetos soltos podem causar lesões graves nos passageiros. Se não couberem na bagageira ou no porta-luvas, prenda-as com os cintos de segurança livres. Transporte os animais em caixas próprias, na bagageira ou presos com o cinto, com sistemas adequados.

– Faça paragens frequentes. Escolha locais afastados do trânsito, e tire as crianças das cadeirinhas para mudarem de posição, descansarem, brincarem, etc. Dê-lhes água para evitar que desidratem.

– Tranque sempre o carro e guarde a chave fora do alcance das crianças. Nunca as deixe sozinhas dentro do veículo: elas gostam de brincar lá dentro e podem destravá-lo ou entalar-se nas portas. Nas crianças mais pequenas existe também risco de sobreaquecimento.

– Em caso de avaria ou acidente vista o colete refletor antes de sair do carro. Comece por ligar as luzes de perigo (4 piscas), colocar o triângulo de sinalização e ligue para o 112 ou para a polícia. Verifique se há feridos, ajude-os a manter a calma e evite mexer-lhes até chegar o socorro. Não retire os passageiros do automóvel e mantenhas as crianças nas cadeirinhas exceto se estiver num local de risco ou houver possibilidade de um incêndio.

Fonte: APSI

loading...

About Mãe

Mãe de um Filho (após passar por alguns tratamentos de fertilidade). Tenho tentado superar todas as fases da maternidade com tranquilidade e procurando sempre tirar todas as duvidas que surgem e aprender um pouco mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*