FreeDigitalPhotos.net

Sindrome de tristeza pós parto

FreeDigitalPhotos.net

FreeDigitalPhotos.net

Passaram 9 meses e têm finalmente o seu bebé nos seus braços.

Se quando chegar a casa, vinda da maternidade e depois de toda a azáfama do parto, sentir uma tristeza inexplicável, não se assuste! É perfeitamente normal!

Infelizmente este assunto não é abordado com muita frequência por parte dos médicos assistentes, e muitas vezes pode ser confundido  com depressão pós parto.
Este síndrome afecta cerca de 80% das mulheres e caracteriza-se por uma tristeza súbita,  cansaço, choro fácil, irritabilidade e  alterações rápidas de humor. Muitas mulheres, por não terem conhecimento desta situação, tendem a confundir essa tristeza com falta de vocação, falta de jeito ou até mesmo, com falta de cumplicidade com o seu bebé.

Para que este síndrome não evolua para algo mais complicado, como é o caso da depressão pós parto, tente encarar esse estado com alguma naturalidade, sem muitos dramas. Fale com o seu marido e peça-lhe que tenha paciência consigo e que a mime bastante nesses dias.

Os motivos que levam a que esta situação ocorra são vários. Todas as alterações hormonais e físicas que ocorrem na altura do parto; a descarga de emoções naturais também nesta fase; o facto das coisas não correrem conforme as expectativas… Enfim… Todas estas alterações, expectativas e emoções acumuladas durante estes os 9 meses de gravidez.

A síndrome de tristeza pós parto  têm tendência a desaparecer em pouco tempo, é medida que se vai habituado ás novas rotinas. Se isso não acontecer num período curto de tempo deve aconselhar-se com um especialista, pois pode evoluir para algo mais grave – depressão pós parto.

loading...

About Mãe

Mãe de um Filho (após passar por alguns tratamentos de fertilidade). Tenho tentado superar todas as fases da maternidade com tranquilidade e procurando sempre tirar todas as duvidas que surgem e aprender um pouco mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*